
O GRES Acadêmicos do Salgueiro promove neste sábado (6) mais uma eliminatória da disputa de samba-enredo para o Carnaval de 2026. Sete obras seguem na disputa pelo hino oficial do Torrão Amado.
A quadra do Salgueiro abre suas portas às 20h30, com o tradicional espetáculo dos segmentos da Academia do Samba: carro de som, Bateria Furiosa, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, ala de maculelê, baianas e velha guarda. Logo em seguida, os sambas que seguem na disputa se apresentarão na seguinte ordem, sorteada previamente:
Para quem não puder estar na quadra, a eliminatória contará com transmissão ao vivo pelo canal Salgueiro TV no YouTube, a partir das 23h. E a grande final da disputa está marcada para o dia 27 de setembro, quando, através de um grande show, será conhecido o hino oficial do Salgueiro para o próximo Carnaval.
Em 2026, o Salgueiro levará para a avenida o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, uma homenagem à eterna carnavalesca Rosa Magalhães, a maior campeã da Sapucaí.
Assinado por Jorge Silveira, em parceria com o curador Leonardo Antan, o enredo propõe um cortejo lúdico inspirado no universo criativo de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, reinos imaginários e personagens dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro.
O Salgueiro encerrará os desfiles do Grupo Especial na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, fechando com chave de ouro a última noite de folia na Marquês de Sapucaí.